Direção AAIPS

Escrito por Administrator2. Publicado em Direção

De acordo com os Estatutos da AAIPS, a direção é o órgão executivo e de gestão da AAIPS. A sua constituição é composta pelo presidente, dois vice presidentes, tesoureiro e os restantes vogais. A organização da mesma é remetida para o Regimento Interno, seguindo como prioritárias as temáticas assentes nas áreas da cultura, pedagógica, social, desportiva e de política educativa.

Organização Interna

Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem

O Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem foi criado pela AAIPS com o objetivo principal de assegurar uma Comunicação eficaz com todos os estudantes do IPS e a sua comunidade envolvente, bem como construir uma Imagem digna da AAIPS e de todo o trabalho, em prol dos estudantes, por esta realizado.

Missão

Este Pelouro assume como missão garantir a articulação entre os estudantes do IPS e a sua Associação Académica, para que estes reconheçam e tomem conhecimento do trabalho que é desenvolvido em seu benefício e as atividades levadas a cabo pela AAIPS, bem como com toda a sua comunidade envolvente e entidades externas. É ainda importante salientar que o Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem se relaciona, direta e indiretamente, com os restantes Pelouros, promovendo a comunicação interna entre os mesmos e sobretudo, com a Presidência da AAIPS, com quem assegura, projeta e implementa medidas que promovam a Comunicação e Imagem interna e externa da AAIPS.

Objetivos

Além de todo o trabalho desenvolvido por este Pelouro, diretamente com os estudantes do IPS, destaca se a sua responsabilidade em promover e estabelecer contacto com entidades externas ao IPS, com o objetivo de realizar Parcerias anuais e Protocolos que, por um lado, perm itam apoiar o desenvolvimento não só das atividades organizadas pela AAIPS, ajudando a colmatar as despesas inerentes, mas também permitam a evolução da mesma enquanto estrutura.

É, ainda, através das parcerias que se obtém uma maior proximidade entre todo o IPS e o mundo exterior, promovendo um acompanhamento contínuo de uma entidade em crescimento e a construção de uma imagem fidedigna e credível da mesma. Por outro lado, que ofereçam vantagens aos Sócios Efetivos da AAIPS, melhorando o seu acesso a dive rsos recursos e serviços existentes na nossa comunidade e comunidades envolventes.

Neste sentido, relativamente à atividade desenvolvida pelo Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem da AAIPS, o mesmo deve assegurar a manutenção do Site oficial da AAIPS bem como a sua página oficial nas redes sociais, deve também divulgar as atividades levadas a cabo pela AAIPS, através de meios de divulgação físicos e inovar nos meios digitais, envolvendo assim toda a comunidade académica em todas as atividades organizadas pela mesma.

Nos seus meios de divulgação físicos deve se dar continuidade ao Jornal AAIPS, meio essencial de aproximação aos estudantes do IPS, que deverá ser colocado/distribuído para que todos os estudantes tenham acesso e posteriormente apresentado nas páginas oficiais da AAIPS . Deve se continuar a promoção dos painéis de afixação cedidos em todas as UO’s no IPS, inovando e conseguindo assim a exploração de novos espaços estratégicos em cada UO.

Pelouro de Apoio ao Estudante

Tendo em conta a conjuntura atual e as dificuldades que cada vez mais influenciam os estudantes do Ensino Superior, a AAIPS, enquanto órgão representativo dos seus estudantes, tem como preocupação e responsabilidade a defesa pelos direitos e ideais estudantis. Pois cada vez mais, encontramos jovens estudantes exigentes, que por sua vez se têm vindo a preocupar não só com as realidades académicas, como também com as realidades externas a nível do ensino.

Missão

Este Pelouro tem como missão a procura de formas de ir ao encontro dos estudantes com o intuito de ouvir, recolher e analisar as suas necessidades, de modo a prevenir as situações imprevisíveis que possam surgir na sua vida académica. Assim sendo, de forma a aumentar o interesse por estes e outros assuntos, continua-se a justificar a relação de proximidade entre os órgãos da AAIPS e os estudantes.

Objetivos

O pelouro de Apoio ao Estudante pretende dar continuidade ao funcionamento do GAE-AAIPS, continuando-se a estender ao ensino noturno e pós laboral, visando uma maior abrangência a todos os estudantes, contribuindo assim para uma política de igualdade entre todos os estudantes do IPS, assumida desde o início do projeto Associação Académica.

Este pelouro é também o responsável pela organização dos dirigentes da direção que irão efetuar o acompanhamento desde o aeroporto de Lisboa ao IPS e/ou residência, dos estudantes ERASMUS e de outros programas de mobilidade. Deste modo estes novos estudantes que ingressam no instituto têm um acompanhamento logo de início para que a sua estadia no IPS seja marcante e a melhor que se possa oferecer.

Através deste pelouro, a AAIPS compromete-se ainda a reforçar e rever os projetos anteriormente iniciados, como o de Senhas de Refeição a preços subsidiados, o aluguer de Cacifos e de Bicicletas, a informação disponível e atualizada acerca de Alojamento na região, o Apoio ao Traje, bem como, a desenvolver outros com o mesmo fim, como por exemplo, projetos que digam respeito aos transportes rodoviários de acesso aos campi e de material escolar essencial para a vida de um estudante do ensino superior.

Pelouro de Política Educativa

A AAIPS tem como um dos seus princípios a representação ao nível da política educativa tanto no IPS como a nível regional, nacional e internacional. Tem nos estudantes do IPS a sua grande essência, faz da Política Educativa uma das suas maiores “bandeiras”.

Sendo a defesa dos ideais estudantis, um dos principais objetivos da criação da AAIPS, tanto a nível interno como a nível externo deverá ser uma ótima forma de abordar o Ensino Superior de forma a contribuir numa constante melhoria da qualidade do ensino.

Missão

Dada a importância e relevo dos temas deste Pelouro, este tem como missão reunir e preparar toda a informação e documentação necessária para que a AAIPS esteja a par de to dos os acontecimentos sobre o Ensino Superior e a sua envolvente.

Objetivos

Este Pelouro é responsável por dotar a AAIPS de mecanismos e formação para que esta consiga esclarecer e informar assim os estudantes, lutando pelos seus interesses, tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino nas UO’s da instituição e fazer com que seja cumprida toda a legislação, os seus estatutos e regulamentos internos.

Informar os estudantes de forma clara sobre as diversas temáticas e criar formas de defesa sobre o sistema de ensino é um dos grandes objetivos desta área de intervenção, para isso haverá necessidade de continuar a criar eventos e/ou ações de apoio à missão, através seminários e sessões de esclarecimento sobre os assuntos mais importantes, como por exemplo os Ciclos de Debates da AAIPS, já iniciados por direções passadas.

A nível nacional tendo a AAIPS assento no ENDA, o pelouro deve também preparar todo o trabalho necessário para defender melhor os interesses dos estudantes. É no ENDA que são debatidos a nível nacional, temáticas como ação social, empreendedorismo e empregabilidade, financiamento das instituições do ensino superior, oregulamento jurídico das instituições do ensino superior, a rede do ensino superior, o processo de Bolonha, entre outros.

Deve também existir uma exaustiva preparação de documentos sobre as temáticas a ser discutidas no ENP onde a AAIPS tem sido estrutura assídua e participativa. Este encontro reúne as AAEE de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Ensino Politécnico, fomentando assim a discussão de temas pertinentes para este subsistema.

Pelouro de Atividades Culturais e Académicas

A direção da AAIPS dispõe de várias áreas de intervenção que visam promover o conhecimento dos estudantes e torná-los ativos em todos os aspetos existentes no ensino superior.

A cidade de Setúbal e do Barreiro caracterizam-se por oferecer espaços muito ricos culturalmente. Assim consideremos que é de extrema importância o conhecimento desses espaços, das tradições e da realidade existente no município, levando-nos desta forma a divulgar o nome da AAIPS e do IPS junto de entidades externas.

Missão

Desta forma, o Pelouro de Atividades Culturais e Académicas, tem como missão a promoção da união dos estudantes, bem como a contribuição para uma formação mais alargada dos mesmos, tanto no que diz respeito à vertente académica bem como a cultural.

Objetivos

A nossa cultura está em constante mudança, ganhando e desenvolvendo novas identidades, sendo que todos os dias os nossos estudantes contribuem para esta mudança, inovando, descobrindo e difundindo conceitos.

Uma vez que, por vezes, a vertente cultural não é trabalhada da forma mais adequada, torna-se crucial apostar afincadamente no desenvolvimento da parte cultural na nossa comunidade.

Com a vontade de promover mais atividades de âmbito cultural, as direções anteriores iniciaram um projeto que permite à comunidade IPS estar a par das novidades cinematográficas, bem como dos filmes que marcaram de alguma forma variadas gerações, as sessões de cinema da AAIPS.

Considerando a importância desta atividade e sendo o crescimento cultural um dos objetivos da AAIPS, crê esta associação que a visualização de diferentes metragens traz à comunidade, para além de lazer, alternativas conceptuais através da sétima arte que podem ser transpostas para as práticas do quotidiano.

A capacidade critica, tende a desenvolver-se com o surgir de novas ideias, pelo que se pretende a continuidade de apostar nestas sessões, enraizando uma nova cultura no seio da Comunidade do IPS. Sendo assim, a escolha dos filmes a apresentar deve ser ponderada de modo a formar ideias críticas sobre os temas abordados.

Face a estas necessidades, é indispensável que a AAIPS desenvolva e promova atividades e projetos de cariz cultural, social e pedagógico, cujo objetivo se prende a incentivar ambientes favoráveis à formação dos estudantes bem como a possibilidade de adquirirem novas aprendizagens e formação pessoal e/ou profissional.

Este Pelouro considera também imprescindível a área das atividades académicas, que têm como principal objetivo dar a conhecer tradições e costumes, promovendo assim a união dos estudantes.

A concretização da Gala de Finalista do IPS, Gala de Aniversário da AAIPS, Semana de Acolhimento do IPS, Semana Académica de Setúbal são exemplos de momentos muito vivenciados pelos nossos estudantes que acompanham desde sempre todo o percurso efetuado nas IES, que acabam por envolver não apenas a comunidades estudantil, mas também a comunidade envolvente e ainda a cidade de Setúbal e do Barreiro.

Cabe, assim, à direção da AAIPS garantir o incentivo e o estímulo para que cada vez mais os estudantes se tornem proativos e participativos em todas as áreas presentes na sua realidade diária, intervindo de forma pertinente e conhecedora, preparando-os, assim, para a vida pós-licenciatura e o ingresso no mercado de trabalho.

Pelouro Administrativo

Toda a atividade da AAIPS tem de ter como princípio uma boa organização interna. Desta forma, criará as condições necessárias base para se conseguir realizar com condições as restantes atividades da estrutura.

Missão

Este pelouro tem como missão a informação e organização que hoje se assumem como dois vetores fulcrais à sustentabilidade das organizações, pois com a velocidade a que se processa a informação nos dias de hoje, é imprescindível conseguir organizá-la e adaptá-la à realidade AAIPS para se conseguir otimizar todos os recursos e tempo para o alcançar dos objetivos a que se propõe.

Objetivos

Assim este Pelouro, assumindo-se como fulcral na atividade da AAIPS, tem como objetivos e funções primordiais a manutenção e gestão dos espaços da AAIPS, inventariando todo o património da AAIPS, bem como planear e estruturar novos projetos que envolvam espaços e material, tanto no IPS, como na cidade de Setúbal e do Barreiro; manutenção de toda a informação/arquivo interno, bem como a gestão do economato, levantando periodicamente as necessidades a suprir junto do pelouro financeiro.

Outra área que este Pelouro deverá preocupar-se, é a ligação aos espaços concessionados pela AAIPS a terceiros, como são exemplo o BAR AAIPS na ESCE/IPS, as Reprografias AAIPS na ESCE/IPS, na ESE/IPS, a Loja Académica na ESTSetúbal/IPS e máquinas de Vending disponíveis em várias localizações dos campi. Deste modo, surge a necessidade de realizar, periodicamente, inquéritos de satisfação dos serviços, aos estudantes. Esses inquéritos servirão para a elaboração de um relatório a apresentar aos concessionados.

Este Pelouro deverá ainda, recolher informação e opiniões junto da comunidade estudantil do IPS relativos aos serviços do mesmo, fomentando, por um lado, um apoio suplementar à presidência da AAIPS para que junto do IPS elabore propostas de melhoria prestando assim uma maior auscultação aos principais desafios enfrentados pelos estudantes do IPS.

Pelouro de Atividades Desportivas

A prática desportiva no ensino superior é uma das formas de melhoria da qualidade de vida do ensino superior, sendo fundamental para o bem-estar intelectual do ser humano, pelo que a AAIPS tem uma clara preocupação em disponibilizar aos estudantes, meios para o praticarem, na vertente competitiva e recreativa.

Uma gestão equilibrada do fenómeno desportivo só é possível se direcionada para metas e objetivos concretos e mensuráveis. Assim, o movimento associativo estudantil assume um papel importante na promoção do desporto, onde em parceria com o estado e diversas instituições de ensino superior, tem a responsabilidade de criar as condições institucionais e organizativas para o desenvolvimento de competições participadas.

Missão

Este Pelouro tem então como missão proporcionar a todos o acesso à prática de atividade física e desportiva como contributo essencial para a formação integral dos estudantes e para o desenvolvimento desportivo a nível de ensino superior, de modo a garantir interação social, igualdade e a expansão do bem estar físico e psicológico. Contribuir para o combate ao insucesso escolar, promover a inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral dos jovens em idade escolar, através da prática de atividades físicas e desportivas.

Objetivos

O Pelouro de Atividades Desportivas tem como objetivos a inovação nas estratégias, iniciativas e processos, para promover uma maior participação dos estudantes. Através da prática desportiva, quer se incutir princípios de trabalho em equipa para conjugação de esforços na promoção de regras e valores, pautando sempre pela universalidade e equidade para que todos tenham igual acesso, promovendo assim a inclusão e garantindo a individualidade de cada um.

Todas as iniciativas e processos terão de ser acompanhados com forte motivação de todos os intervenientes na procura das melhores práticas, comunicação e credibilidade como forma de alcançar o reconhecimento de toda a comunidade estudantil e cumprimento e excelência assumindo assim as tarefas para alem das obrigações, tendo em vista o melhor desempenho possível.

Assim sendo, para a concretização destes objetivos, pretende-se por um lado continuar a apostar nas modalidades coletivas e/ou individual e seu constante acompanhamento ao local da prática desportiva para a promoção da competição saudável, bem como tentar aumentar o fomento da prática desportiva de lazer e recreação.

Pelouro de Apoio aos Núcleos

A necessidade de criação deste pelouro foi desde muito cedo sentida, sendo que já existia a realidade da existência de núcleos de curso e justificada pela AAIPS pela dimensão e estrutura idealizada para os Núcleos da AAIPS, principalmente para os núcleos de curso, e que ainda hoje se mantém, devido aos crescimento e aumento dos Núcleos de Curso da AAIPS.

Missão

O Pelouro de Apoio aos Núcleos da AAIPS tem como missão garantir a ligação entre a AAIPS e os Núcleos de Curso das diferentes UO’s e dos outros tipos de núcleos.

Objetivos

Deste modo, no âmbito da sua criação e função, este Pelouro assume como objetivos o contacto primordial da direção da AAIPS para os seus núcleos de curso, desenvolvendo ainda um papel fundamental no apoio da AAIPS às diversas atividades e deveres dos Núcleos de Curso da AAIPS.

Atividades e deveres estes como a marcação de reuniões gerais de curso (RGC), apoio logístico nas semanas de curso, em workshops realizados pelos próprios núcleos, visitas de estudo ou qualquer outro tipo de atividades promovidas pelos mesmos, bem como supervisionar e garantir o cumprimento do Regulamento Genérico de Núcleos e o Regulamento Interno de cada Núcleo, fazer cumprir o PAO e assegurar a entrega dos Relatórios de Contas trimestrais e anuais por parte dos núcleos, detetar as necessidades das coordenações e responder às mesmas, assegurar a boa gestão e o bom funcionamento dos espaços dos Núcleos de Curso da AAIPS, informar e incentivar a criação de outro tipo de núcleos, de outras naturezas, assim como garantir que o mandato dos núcleos é aproveitado ao máximo em prol dos interesses dos estudantes do IPS.

Pelouro Financeiro

Face à atual situação económica com que nos deparamos e de forma a conseguir gerir uma estrutura da dimensão da AAIPS é imprescindível a existência de uma área financeira capaz de proporcionar um equilíbrio financeiro e um controlo eficiente dos recursos.

Missão

Sendo um dos pilares fundamentais à estabilidade da AAIPS, o Pelouro Financeiro torna-se necessário para um controlo rigoroso, estabelecendo limites para que haja uma avaliação e estudo da viabilidade, estabilidade e rentabilidade de todos os projetos que a AAIPS proporciona. Abrange então um conjunto de instrumentos e procedimentos que possibilitam avaliar a situação financeira, bem como planear e gerir de forma a controlar os resultados futuros.

Objetivos

Cabe assim, principalmente ao pelouro financeiro a colaboração na elaboração do orçamento do PAO, tendo em conta os projetos a realizar, os custos inerentes à sua realização e/ou receitas que estes podem proporcionar, tomando medidas para que este seja cumprido.

É igualmente objetivo deste pelouro a execução de um controlo exaustivo de todas as despesas e receitas que posteriormente devem ser devidamente justificadas aos órgãos máximos e à gestão da contabilidade da AAIPS bem como fiscalização dos seus fluxos financeiros e dos núcleos, procedendo à elaboração de relatórios de contas mensais.