Direção AAIPS

Direção AAIPS

Organização interna:

Pelouro Administrativo

O Pelouro Administrativo tem a competência de gerir e otimizar os espaços da AAIPS, tendo como missão a informação e organização que hoje se assumem como dois vetores fulcrais à sustentabilidade das organizações.

Este Pelouro tem como objectivo:

- Manter organizado e em bom funcionamento todos os espaços próprios, anteriormente à responsabilidade das associações de estudantes;

- Preocupar-se com a ligação dos espaços concessionados pela AAIPS a terceiros;

Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem

O Pelouro de Marketing, Comunicação e Imagem foi criado pela AAIPS com o objetivo principal de assegurar uma Comunicação eficaz com todos os estudantes do IPS e a sua comunidade envolvente, bem como construir uma Imagem digna da AAIPS e de todo o trabalho, em prol dos estudantes, por esta realizado. Este Pelouro assume como missão garantir a articulação entre os estudantes do IPS e a sua Associação Académica, para que estes reconheçam e tomem conhecimento do trabalho que é desenvolvido em seu benefício e as atividades levadas a cabo pela AAIPS, bem como com toda a sua comunidade envolvente e entidades externas.

Além de todo o trabalho desenvolvido por este Pelouro, diretamente com os estudantes do IPS, destaca-se a sua responsabilidade em:

- Promover e estabelecer contacto com entidades externas ao IPS, com o objetivo de realizar Parcerias e Protocolos;

- Comunicação e Imagem da AAIPS;

- Assegurar a manutenção do Site oficial da AAIPS bem como a sua página oficial nas redes sociais;

- Divulgar as atividades levadas a cabo pela AAIPS, através de meios de divulgação físicos e digitais;

- Continuar com a elaboração da Newsletter mensal;

- Contactar com entidades externas ao IPS de forma a estabelecer Parcerias e Protocolos;

- Envolver a comunidade académica nas atividades organizadas pela AAIPS;

- Divulgar o trabalho desenvolvido pelos diversos Pelouros da Direção da AAIPS, bem como promover a comunicação interna e externa da AAIPS;

Pelouro de Apoio ao Estudante

Tendo em conta a conjuntura atual e as dificuldades que cada vez mais influenciam os estudantes do Ensino Superior, a AAIPS, enquanto órgão representativo dos seus estudantes, tem como preocupação e responsabilidade a defesa pelos direitos e ideais estudantis. Pois cada vez mais, encontramos jovens estudantes exigentes, que por sua vez se têm vindo a preocupar não só com as realidades académicas, como também com as realidades externas a nível do ensino.

Este Pelouro tem como missão a procura de formas de ir ao encontro dos estudantes com o intuito de ouvir, recolher e analisar as suas necessidades, de modo a prevenir as situações imprevisíveis que possam surgir na sua vida académica.

Este pelouro é o responsável em:

- Acompanhamento desde o aeroporto de Lisboa ao IPS e/ ou residência, dos estudantes ERASMUS e de outros programas de mobilidades.

- Pretende também dar continuidade ao funcionamento do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE);

- Compromete-se ainda a reforçar e rever os projetos anteriormente iniciados, como o projeto de Senhas de Refeição a preços carenciados, o aluguer de Cacifos e de Bicicletas, a informação disponível e actualizada acerca de Alojamento na região;

O Apoio ao Traje, o qual no mandato passado se reuniu todos os esforços para que este ano fosse possível;

Pelouro de Política Educativa

A AAIPS tem como um dos seus princípios a representação ao nível da política educativa tanto no IPS como a nível nacional. Tem nos estudantes do IPS a sua grande essência, faz da Política Educativa uma das suas maiores “bandeiras”. Sendo a defesa dos ideais estudantis da AAIPS, em sede própria tanto a nível interno como a nível externo é uma ótima forma de abordar o Ensino Superior de modo a contribuir numa constante na melhoria da qualidade do ensino.

Dada a importância e relevo dos temas deste Pelouro, este tem como missão reunir e preparar toda a informação e documentação necessária de forma a que a AAIPS esteja a par de todos os acontecimentos sobre o Ensino Superior e a sua envolvente.

Este Pelouro é responsável por:

- Dotar a AAIPS de mecanismos e formação para que esta consiga esclarecer e informar assim os estudantes, lutando pelos seus interesses, tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino nas UO’s da instituição e fazer com que seja cumprida toda a legislação, os seus estatutos e regulamentos internos;

- Informar os estudantes de forma clara sobre as diversas temáticas e criar formas de defesa sobre o sistema de ensino é um dos grandes objetivos desta área de intervenção, para isso haverá necessidade de criar eventos/ ações de apoio à missão, como seminários e sessões de esclarecimento sobre os assuntos mais importantes;

- A nível nacional tendo a AAIPS assento no ENDA, o pelouro deve também preparar todo o trabalho necessário para defender melhor os interesses dos estudantes. É no ENDA que são debatidos a nível nacional, temáticas como ação social, empreendedorismo e empregabilidade, financiamento das instituições do ensino superior, o regulamento jurídico das instituições do ensino superior, a rede do ensino superior, o processo de Bolonha, entre outros.

Pelouro de Actividades Culturais e Académicas

A Cidade de Setúbal é caracterizada por uma vida cultural, de qualidade e diversificada, sendo a comunidade estudantil, apesar de um pouco afastados do centro da cidade, parte significativa do público-alvo. Posto isto, a Direção da AAIPS sente-se empenhada em contribuir para o crescimento cultural e académico de todos os estudantes na cidade onde estudam.

Desta forma tem como missão a promoção da união dos estudantes, bem como a contribuição para uma formação mais alargada dos mesmos, tanto no que diz respeito à vertente académica bem como a cultural.

Tem como funções:

- Promover atividades com o objetivo de dar a conhecer ambientes favoráveis à formação dos estudantes;

- Desenvolver projetos inerentes à necessidade de crescimento cultural, social e pedagógica, sentida pelos estudantes;

- Dar a conhecer tradições e costumes, promovendo assim a união dos estudantes;

Pelouro de Actividades Desportivas

O desporto é fundamental para o bem-estar intelectual do ser humano, sendo essa uma forma de o atingir, assim a AAIPS tem uma clara preocupação em disponibilizar aos estudantes, meios para estes praticarem desporto, quer na vertente competitiva, quer na recreativa.

Este pelouro tem como responsabilidade: - Inovação nas estratégias, iniciativas e processos, para promover a participação dos estudantes;

- Trabalho de equipa para conjugação de esforços na promoção de regras e valores;

- Universalidade e equidade para que todos tenham igual acesso promovendo a inclusão garantindo a individualidade de cada um;

- Motivação de todos os intervenientes na procura das melhores práticas;

- Comunicação e credibilidade como forma de alcançar o reconhecimento de toda a comunidade estudantil;

Pelouro de Apoio aos Núcleos

Os núcleos, de curso neste caso, têm como principal enfoque a promoção do curso que representam, no que respeita a atividades extracurriculares bem como a defesa dos interesses da sua área profissional.

A existência deste novo projeto no seio da AAIPS tornou essencial a criação de um pelouro de Apoio aos Núcleos, para uma maior eficiência na comunicação e formação para os estudantes.

Tem como responsabilidades: - Marcação de reuniões gerais de curso (RGC);

- Apoio logístico nos dias/ semanas de curso, em workshops realizados pelos próprios núcleos; visitas de estudo ou outra qualquer atividade marcada pelos mesmos;

- Supervisionar e garantir o cumprimento do Regulamento Genérico de Núcleos e o Regulamento Interno de cada Núcleo;

- Fazer cumprir o PAO e assegurar a entrega dos Relatórios de Contas trimestrais e anuais por parte dos núcleos;

- Assegurar a boa gestão e o bom funcionamento dos espaços dos Núcleos de Curso da AAIPS;

- Informar e incentivar a criação de outro tipo de núcleos;

Pelouro Financeiro

Com uma estrutura de uma enorme dimensão que é a AAIPS, é obrigatório e advém a necessidade de criar uma área financeira forte e coordenada apoiada num equilíbrio financeiro e rentabilidade de capitais.

Tem como principais funções: - Organizar e controlar todas as transações da AAIPS justificando perante os órgãos máximos alguns gastos e rendimentos;

- Cumprir o orçamento anual;

- Controlar os seus fluxos financeiros e dos seus núcleos;

- Elaborar relatórios de contas mensais e documentos contabilísticos estatutariamente previstos;